Buscar

Você sabia? Que o OE de Rosas possui diversos efeitos terapêuticos!


O óleo de rosa é obtido a partir das pétalas de diferentes espécies de Rosa, especialmente Rosa centifolia L. e Rosa damascena Mill. Várias propriedades farmacológicas já foram atribuídas ao óleo de rosa.

Foi realizado um estudo de revisão avaliando os efeitos terapêuticos do óleo de rosa que foram analisados clinicamente em estudos clínicos.

A revisão analisou artigos publicados em diferentes sites de busca de pesquisa científica que avaliaram os efeitos terapêuticos do óleo de rosa em humanos e publicados em inglês até agosto de 2015.

As principais moléculas aromáticas encontradas nos óleos são terpenos como B-citranolol, geraniol e nonadecano. Um total de treze ensaios clínicos (772 participantes) foram incluídos nesta revisão. O óleo de rosa foi administrado por inalação ou usado topicamente.

Cinco ensaios avaliaram o efeito analgésico do óleo de rosa analisando seus efeitos em pacientes com cólica renal, dores menstruais e dores pós-operatórias.

Cinco estudos avaliaram o efeito do relaxamento fisiológico do óleo de rosa. Efeitos antidepressivos, relaxamento psicológico, melhora da disfunção sexual e anti-ansiedade foram as outras propriedades clínicas relatadas para o óleo de rosa.

Inúmeros estudos sobre as propriedades farmacológicas do óleo de rosa foram realizados em animais, mas os estudos em humanos são poucos. Para obter resultados conclusivos sobre a eficácia e segurança do óleo de rosa, são necessários mais ensaios clínicos com maior tamanho de amostra e melhor designação.

Gostou dessas informações? Salve, guarde para reler depois, marque alguém que possa achar essa informação interessante! Se quiser saber mais o link encontra-se abaixo.

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Mohebitabar, S.; Shirazi, M; Bioos, S.; Rahimi, R.; Malekshashi, F.; Nejatbakhsh, F. Therapeutic efficacy of rose oil: A comprehensive review of clinical evidence. Avicenna J Phytomed, Vol. 7, n.3, p.206-213, 2017.

Disponível em: http://doi.org/10.22038/ajp.2016.7760

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da #ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais #herbalismo

15 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com