Buscar

Você sabia que o solo também produz compostos orgânicos voláteis?


Os compostos orgânicos voláteis (COVs) atuam como fonte de emissão de carbono e na produção de ácidos orgânicos atmosféricos e afetam o sistema climático, a qualidade do ar, e até certo ponto o ciclo do carbono devido às grandes quantidades emitidas.

O isopreno e os monoterpenos são os compostos mais emitidos pela vegetação. Porém também é observado produção de COVs no solo por decomposição da liteira (camada de folhas em decomposição) e da atividade metabólica de bactérias e fungos, que produzem uma variedade de COVs, incluindo muitos que não são comumente produzidos pelas plantas.

Além disso, micróbios do solo também consumem uma vasta gama de COVs, representando um sumidouro em ecossistemas terrestres.

Uma tese de mestrado do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, investigou a emissão de COVs do solo e a relação com fatores ambientais em uma floresta de terra firme na Amazônia Central.

Através de análises em um Cromatógrafo a Gás acoplado a um Detector por Ionização de Chama (TD-GC-FID) e a um Espectrometro de Massa (MS) foi possível observar uma enorme variedade de COVs provenientes dos solos florestais.

Entre os isoprenóides (terpenos), os compostos com maior frequência e mais abundantes foram o α-pineno, β-pineno, canfeno e d-limoneno. Dos diferentes tratamentos, a camada com liteira foi mais abundante na emissão de α-pineno, β-pineno. A camada sem liteira emitiu mais canfeno e no solo nu a maior emissão foi de d-limoneno. Observou-se o solo como sorvedouro de isopreno em determinados pontos.

O conhecimento dos COVs em uma floresta faz com que os ciclos biogeoquímicos e químicos da atmosfera sejam melhor compreendidos.

Gostou dessas informações? Curta, compartilhe e salve para ler depois.

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Teixeira, A.L. Emissões de Compostos Orgânicos Voláteis (Isoprenóides) pelo solo de uma floresta de terra firme na Amazônia Central. Dissertação de Mestrado. INPA, Manaus, 2014.

Disponível em: https://bdtd.inpa.gov.br/handle/tede/1650

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da #ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais #herbalismo

5 visualizações