Buscar

Você sabia? Terpenos de abeto siberiano são geroprotetores e anticâncer


Um grande número de terpenóides exibe potenciais propriedades geroprotetor (combate ao envelhecimento) e anticâncer.

Foi realizado um estudo na mais renomada academia de ciências da Russia (Russian Academy of Sciences) onde foi estudado os efeitos transcriptômicos do AbisilÒ, um extrato de terpenos do Abeto Siberino (Abies sibirica), em linhas celulares laboratoriais normais e de câncer.

Foi utilizado para a pesquisa fibroblastos (células responsáveis pela síntese de colágeno e elastina) em células normais e senescentes como modelos de envelhecimento celular.

Descobriu-se que, nos fibroblastos normais, os terpenos induzem genes de resposta ao estresse, regulação da apoptose (morte celular programada) e regeneração tecidual. A restauração do nível de expressão de alguns genes relacionados ao após o tratamento com extrato de abeto foi demonstrada em células antigas.

Nas linhagens celulares de câncer (Caco-2 e AsPC-1), o AbisilÒ induziu a expressão de ambos onco-supressores (membros das famílias de genes GADD45, DUSP e DDIT que suprimem a proliferação das células cancerígenas) e proto-oncogenes (c-Myc, c-Jun, EGR e outros que são genes que codificam proteínas que ajudam e regulam o crescimento e diferenciação celular).

Assim, o estudo demonstra os potenciais efeitos antienvelhecimento e anticâncer do AbisilÒ nas linhas celulares senescentes e cancerígenas.

E você? Já havia falar dessas propriedades do Abeto Siberiano? Curta, comente, compartilhe.

SOMOS GRATOS PELA VISITA!

Referência: Kudryavtseva, A.; Krasnov, G.; Lipatova, A.; Alekseev, B.; Maganova, F.; Shaposhnikov, M.; Fedorova, M.; Snezhkina, A.; Moskalev, A. Effects of Abies sibirica terpenes on câncer- and aging- associated pathways in human cells. Oncotarget, Vol. 7, n. 50, p. 83744-83754, 2016.

Disponível em: https://doi.org/10.18632/oncotarget.13467.

Texto escrito por: Jessica C. Bergmann – Aromaterapeuta, Bióloga, Professora e Criadora de Conteúdo da Apotecários da Floresta, Proprietária da #ser.elementar

#apotecariosdafloresta #aromaterapia #aromatologia #oleosessenciais #medicinanatural #plantasmedicinais #herbalismo

11 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

contato @apotecariosdafloresta.com